O andino nos murais de Jesús Flores Walpaq

Autores

  • Mario Leandro Arce de Piero Universidad Nacional de Salta

Palavras-chave:

o andino, identidade, mural, problema do outro, espaço urbano

Resumo

Neste trabalho exploramos os modos como se constrói o andino na produção muralística do artista plástico Jesús Flores Walpaq Prestamos especial atenção à definição de traços que configuram a representação do andino e o processo de deslizamentos semânticos e retóricos na enunciação. À medida que o artista se foi afirmando como enunciador autorizado, a construção do relato no mural passou por alterações consideráveis. Embora não se registem diferenças radicais no uso da cor, na forma, na linha, etc., a variação é significativa quanto à retórica que incorpora o índio no discurso pictórico. O itinerário aqui apresentado assenta na observação de mudanças na construção do eu-artista, que parte da problematização do papel de produtor de arte académico até assumir o papel de “operário das artes” comprometido com o seu contexto político, ideológico e artístico. Isto significou para Flores Walpaq aderir às lutas de reivindicação dos direitos indígenas. No seu todo, o presente texto leva-nos a problematizar as condições de produção da busca de identidade neste contexto e as respostas ensaiadas e transformadas pelos sujeitos.

Biografia do Autor

Mario Leandro Arce de Piero, Universidad Nacional de Salta

Salta / Argentina
leandroarcedepiero@live.com.ar

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Arce de Piero, M. L. (2018). O andino nos murais de Jesús Flores Walpaq. Tramas/Maepova, 6(1), 97–121. Recuperado de http://revistadelcisen.com/tramasmaepova/index.php/revista/article/view/168