Comparsas de índios e salteñidad: lendo de um processo local

Autores

  • Roberto Ezequiel Farfán Universidad Nacional de Salta

Palavras-chave:

comparsas de índios, carnaval de Salta, processo de folclorização, tradição, imagem indenitária de Salta

Resumo

O artigo orienta-se a realizar uma leitura crítica de um processo local, para estudar os modos pelos quais a comparsa de “índios” –uma expressão do carnaval– é construída como representação da cultura de Salta –uma província do noroeste argentino–, introduzindo-se, consequentemente, ao imaginário da salteñidad. Os objetivos deste trabalho são: evidenciar os mecanismos constitutivos e as modalizações que operam no momento da sua atualização e, ao mesmo tempo, visibilizar as operações ideológicas que lhe dão forma. Para isso, será feita uma análise discursiva de alguns documentos produzidos no campo do folclore e do turismo, bem como de testemunhos de algumas comparsas da cidade de Salta coletadas no trabalho de campo. O marco conceitual que problematiza a análise deriva-se de uma perspectiva sócio semiótica, que entende a representação como construção social do sentido, crucial nos processos de identificação e diferenciação, e na definição de territorialidade.

Biografia do Autor

Roberto Ezequiel Farfán, Universidad Nacional de Salta

Salta / Argentina
rezequielfarfan@gmail.com

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Farfán, R. E. (2018). Comparsas de índios e salteñidad: lendo de um processo local. Tramas/Maepova, 6(2), 21–39. Recuperado de http://revistadelcisen.com/tramasmaepova/index.php/revista/article/view/176