A colaboração de crianças e jovens na investigação etnográfica equatoriana. Interleocução, produção de conhecimento e coautoria
Palavras-chave:
pesquisa colaborativa, Equador, etnografia, crianças, jovensResumo
Este artigo retoma uma série de trabalho etnográficos realizados no Equador entre 2010 e 2018 que incluem algum tipo de colaboração com crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é mostrar como o trabalho com estas e estes atores influenciou, de uma maneira ou de outra, no processo de investigação e destacar o enorme potencial para a reflexividade e a produção de conhecimento que possuem as trocas realizadas com estas e estes sujeitos. Começamos apresentando o antecedente deste artigo, que foi a construção de um panorama que mostrava o estado da arte de trabalhos realizados com essa perspectiva e uma breve referência sobre etnografia e a incorporação de crianças e jovens na mesma. Em seguida, abordamos uma série de eixos que nos interessa destacar a partir de algumas investigações feitas no Equador: as formas de abordagem e geração de confiança com as crianças, a agência de crianças no processo investigativo, o seu lugar para contribuir no processo de reconceitualização dos pesquisadores e o retorno do que foi produzido para a comunidade. As conclusões pretendem motivar abordagens ousadas de interlocução, produção de conhecimento e coautoria com crianças, adolescentes e jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.