Voltar à minha terra: uma experiência sobre formação de professores
Palavras-chave:
formação de professores, identidade profissional, educação rural, formadores de professores, pluralismo epistêmicoResumo
Este artigo examina uma experiência formativa desenvolvida na Escola Normal Rural Vanguardia, localizada em Tamazulapan del Progreso, Oaxaca. O objetivo principal é analisar os propósitos da proposta, sua implementação, os desafios enfrentados e os resultados obtidos. Foram realizadas entrevistas com professores que participaram do projeto, os quais destacaram a importância de uma educação rural contextualizada e significativa para as estudantes. O retorno às suas comunidades como praticantes é percebido como uma contribuição fundamental tanto para a construção de uma identidade profissional quanto cultural. Além disso, as reflexões que surgem dessa experiência enriquecem a compreensão da formação docente, destacando o compromisso ético que se forja por meio das vivências das estudantes e que promove a reflexão sobre a construção de um pluralismo epistêmico presente nos encontros desenvolvidos na experiência: ‘Retornar à minha terra’.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.