Narrativa biográfica e motivação para a aprendizagem. Reflexão sobre decisões conceptuais e metodológicas (Primeira parte)
Palavras-chave:
cientificidade, telas terminológicas, narrativa biográfica, vivência/extraposição, motivaçãoResumo
O documento -primeira e segunda parte- é parte da produção doProjeto Nro. 1748 del CIUNSa.: “Narrativa biográfica y motivación para el aprendizaje. A la búsqueda de pistas para repensar la problemática del ingreso universitario”. Propõe pensar os sentidos da pesquisa em relação com a implicação dos pesquisadores e como isso influi nas decisões conceptuais e metodológicas condicionadas pelos contextos institucionais. A análise histórico epistemológica coordenado por Wallerstein -Abrir las Ciencias Sociales (1996)- ajuda a lançar um olhar para o papel da Universidade na definição de fronteiras disciplinares. Sobre esse pano de fundo, se ensaia uma justificação da importância que possui dar conta dos motivos pelos quais se escolhem umas categorias em lugar de outras. Se explicita assim a compreensão da pesquisa como construção colaborativa entre os pesquisadores e a realidade renunciando à aspiração cientificista de neutralidade/objetividade e aos purismos disciplinares por considerarmos parte do problema da pesquisa e frente a necessidade de perecorrer a diferentes perspectivas disciplinares para avançar na sua compreensão. Toma-se a péntada de Burke para definir o problema e se encara partir dai una explicação sobre os motivos da escolha da narrativa biográfica como metodologia, entendida como instância constitutiva do Eu num contexto social e histórico. Finalmente apresenta-se a categoria de motivação para avançar na compreensão do tema em estudo, problematizando o conceito de internalização como apropriação e como domínio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.