Aproximações à analise de accountability e implicâncias altas e baixas de avaliações a grande escala em cinco países da América Latina
Palavras-chave:
análise, reformas educativas, avaliações educativasResumo
Este trabalho forma parte de algumas discussões e análises em curso relacionadas ao nosso projeto de pesquisa que realizamos onde estuda-se as funções políticas das avaliações nacionais na América Latina, com a intenção de realizar um intercâmbio crítico para o enriquecimento da progressão analítica. No contexto das reformas educativas dos anos 80 e 90 na América Latina surgem as avaliações nacionais num bom número de paísesdo mesmo modo que aplicações d eprovas internacionais que, segundo conclusões de numerosos estudos, não influenciaram significativamente em melhoras práticas educativas, no que concerne à docência, nem em melhores aprendizagens, no que concerne aos alunos. Ainda assim, as avaliações nacionais persistem e parecem atender a funções políticas primárias, secundárias e terciárias, assim denominadas por Angulo Rasco (1995: 203-204) atento ao grau de visibilidade social que apresentam. A partir do ângulo comparativo é necessário identificá-las em cada país, situando também as equivalências funcionais nos sistemas nacionais de avaliações, expressão que – de acordo a Reijo Rivarol, citando a Marton – designaria os sentidos e configurações de significado no discurso e na ação, haja ou não convergência ou identidade nos fatos descritíveis dos casos em comparaçao (em Altbach e Kelly, 1990: 300).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.