Representações sobre as relações sociais das herdades no cinema saltenho

Autores

  • Ana Inés Echenique Universidad Nacional de Salta

Palavras-chave:

Representações sociais, relações sociais, “salteñidad”

Resumo

Este trabalho propõe-se analisar as representações do rural e da herdade saltenha emergentes do filme “Deshora” de Bárbara Sarasola Day, com o objectivo de mostrar a tensão entre os diferentes modos de habitar, experimentar e significar a herdade. Primeiro, revê-se as representações sobre a herdade para analisar as posições sociais e as relações que aí se tecem. Desenvolve-se então uma análise da reinvenção do rural nas representações cinematográficas do filme “Deshora”, através de uma textualização de imagens que circulam no imaginário local e entrelaçam um passado e um presente nos discursos construídos em torno da herdade com base em nós temáticos tais como a relação patrão/trabalhador, os de dentro e os de fora, entre outros.

Biografia do Autor

Ana Inés Echenique, Universidad Nacional de Salta

Salta / Argentina
anaeche66@yahoo.com.ar

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Echenique, A. I. (2018). Representações sobre as relações sociais das herdades no cinema saltenho. Tramas/Maepova, 6(1), 143–157. Recuperado de http://revistadelcisen.com/tramasmaepova/index.php/revista/article/view/170