Como são (somos) los indios? Essencialidades e construções nas iniciativas educativas dos povos originários

Autores

  • Mario Eduardo Mendoza Universidad Nacional de La Pampa. Argentina

Palavras-chave:

comunidades indígenas, cultura, educação intercultural, jovens, didática

Resumo

As comunidades indígenas da província de La Pampa, sobretudo as urbanas, ao referir-se à posta em prática de uma educação indígena diferenciam duas instâncias. Se a primeira está relacionada com o processo educativo no interior das comunidades, a outra remete ao processo educativo nas escolas. Em geral aparecem nos seus discursos as seguintes preocupações. No primeiro caso, como reviver/revitalizar/reconstruir para os jovens a cultura dos seus ancestrais? No segundo, como conseguir que os winkas (não indígenas) aprendam/conheçam/pratiquem a cultura indígena na escola? Nessas instâncias e preocupações, O CEAPI (Consejo Educativo Autónomo de Pueblos Originarios) as denomina, respectivamente, Educação Autônoma Indígena e Educação Intercultural Indígena. Numa oportunidade, uma lonko (chefe da comunidade), na intimidade do seu espaço, perguntou com um sentido didático por que fazemos isto? O presente texto busca conhecer como e para quê os lonkos da província de La Pampa ensinam o que denominam a cultura indígena.

Biografia do Autor

Mario Eduardo Mendoza, Universidad Nacional de La Pampa. Argentina

Universidad Nacional de La Pampa. Argentina
mendoza@agro.unlpam.edu.ar

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Mendoza, M. E. (2013). Como são (somos) los indios? Essencialidades e construções nas iniciativas educativas dos povos originários. Tramas/Maepova, (1), 89–110. Recuperado de http://revistadelcisen.com/tramasmaepova/index.php/revista/article/view/69