De uma prática profissional reflexiva a uma “escrita reflexiva”

Autores

  • María José Acevedo Universidad Nacional de Buenos Aires. Argentina

Palavras-chave:

análise institucional, gênero profissional, praticante de terreno, formação, escrita reflexiva

Resumo

Vou me referir aqui àqueles profissionais cuja prática antas dos estúdios formais de graduação e de pos-graduação tivemos oportunidade de pesquisar, a partir dos seus depoimentos, ao longo de mais de vinte anos de exercício da docência universitária e do meu trabalho como analista institucional.Refere-se então a profissionais da saúde, trabalhadores sociais e docentes de todos os níveis do ensino.
Esses profissionais, praticantes de terreno, membros de virtuais equipes, disciplinaras, inseridos em instituições que pouca vez preveem espaços formais para uma reflexão grupal e sistemática dos seus atos profissionais, são trabalhadores solitários que regulam suas práticas em função das suas experiências passadas De una práctica profesional reflexiva a una “escritura reflexiva” De uma prática profissional reflexiva a uma “escrita reflexiva” From a reflectixe professional practice to a "reflectixe writing"
De una práctica profesional reflexiva a una “escritura reflexiva”.
individuais e das contingências às que os enfrenta uma realidade, geralmente, conflitava e instável. O gênero profissional (Clot, 1999) como sistema normativo flexível ao que deverão ajustar-se as ações e as formas de relação num médio profissional específico, só em poucos casos constitui a bússola que guia as decisões de ditos profissionais. A aproximação a esse sistema simbólico que, marcando as exigências e os recursos disponíveis, permitirá a cada um desenvolver um estilo próprio para alcançar os objetivos que se propõe, parece não pode realizar-se, nem no curso de graduação –os novatos profissionais reiteram nos seus discursos que o saber adquirido nas instituições formativas não se adéquam aos desafios do campo–; nem mais tarde nos âmbitos de trabalho onde a falta de intercâmbios com os colegas impede a transmissão de dita referência.

Biografia do Autor

María José Acevedo, Universidad Nacional de Buenos Aires. Argentina

Universidad Nacional de Buenos Aires. Argentina

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Acevedo, M. J. (2013). De uma prática profissional reflexiva a uma “escrita reflexiva”. Tramas/Maepova, (1), 17–28. Recuperado de http://revistadelcisen.com/tramasmaepova/index.php/revista/article/view/8